Ciência Cidadã
A ciência cidadã consiste na parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados para a pesquisa científica, utilizando metodologias participativas desenvolvidas por cidadãos ou em colaboração com pesquisadores profissionais para ampliar a participação do público na gestão ambiental
A Comunidade Monitora o Mercúrio (Hg)
A Comunidade do Puruzinho é orientada no monitoramento do mercúrio (Hg) e os pescadores colaboram na avaliação do pescado. A seguir uma síntese do protocolo de coleta de peixes que que foi treinado com integrantes da Comunidade: a cada trimestre redes de diversas malhas são utilizadas na pesca e, em seguida é realizada a biometria dos peixes (medir, pesar, identificar o sexo e a espécie e fazendo um foto). Posteriormente é retirada uma porção de tecido muscular do dorso de cada espécime de peixe, armazenado em sacos plástico, identificada a amostra e congelada.
Essa atividade vem sendo realizada desde 2016 e acontece trimestralmente entre os meses de abril a novembro, isentando apenas o Período do Defeso que vai de dezembro a março. Todo o material necessário para a atividade, como redes de pesca e demais acessórios, são doados para a realização do trabalho, além de uma contribuição financeira para cobrir os demais gastos como combustível.
Comunidade Puruzinho
Atividades
Registrar medidas de cota do lago Puruzinho
O registro é feito por um ciclo hidrológico pelos moradores. Essa atividade foi dado uma bolsa para duas integrantes da Comunidade durante 1 ano. Elas anotam diariamente o nível de cota em 2 réguas, uma na entrada do Lago Puruzinho e outra na parte central do lago, 2 vezes ao dia.
Registrar a participação dos ribeirinhos do Baixo Madeira
Obter o quantitativo de consumo de peixe e quais as espécies mais consumidas. Essa atividade teve início em fevereiro de 2024 e irá até janeiro de 2025 e faz parte da dissertação da discente Yara Raphaela. Foi doada 1 balança e 1 caderneta com uma caneta para anotações para cada residente que aceitou participar do projeto. Cada participante foi orientado a diariamente anotar quais os peixes consumidos naquele dia e pesá-los anotando na caderneta. Essa caderneta estará sendo substituída a cada 1 a 2 meses. Essa atividade está sendo realizada nas comunidades de São Carlos, Nazaré e Calama ( Distrito de Porto Velho, RO) e em breve na Comunidade do Puruzinho (Distrito de Humaitá, AM).
Bolsistas
Atualmente estamos com 3 bolsistas nas comunidades do Baixo Madeira que estão dando apoio ao projeto denominado Missão Dórea e dessa forma interagindo com a Comunidade de forma mais efetiva, ou seja, jovens do ensino fundamental e médio e também professores de escola ribeirinha atuando diretamente nas atividades de pesquisa.
Os bolsistas selecionados são orientados a fazerem seu currículo Lattes, abrirem conta no Banco do Brasil e a assinarem um Termo de Anuência de Bolsa (alguns com a autorização dos pais, pois são menores de idade). Esses bolsistas estão nos dando apoio na conversa e orientação com os participantes da pesquisa, por exemplo, no estudo do consumo de peixes, na organização das atividades que iremos realizar em maio 2024 na Comunidade do Puruzinho.
A Profa. Renata Guacebe (bolsista) organiza toda a logística para viabilizar o que está sendo planejado.
AMAZÔNIA HUMAITÁ
P
U
R
U
Z
I
N
H
O
Escola do Puruzinho (centro) e Igreja de São José (direita)
Centro de Convivência da Comunidade do Puruzinho ("SEDE")
Fotos: Ariel Adorno
Prof. Dr. Wanderley Bastos
Coordenador
Profa. Renata Guacebe
Logística