Ciência Cidadã

A ciência cidadã consiste na parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados para a pesquisa científica, utilizando metodologias participativas desenvolvidas por cidadãos ou em colaboração com pesquisadores profissionais para ampliar a participação do público na gestão ambiental

A Comunidade Monitora o Mercúrio (Hg)

A Comunidade do Puruzinho é orientada no monitoramento do mercúrio (Hg) e os pescadores colaboram na avaliação do pescado. A seguir uma síntese do protocolo de coleta de peixes que que foi treinado com integrantes da Comunidade: a cada trimestre redes de diversas malhas são utilizadas na pesca e, em seguida é realizada a biometria dos peixes (medir, pesar, identificar o sexo e a espécie e fazendo um foto). Posteriormente é retirada uma porção de tecido muscular do dorso de cada espécime de peixe, armazenado em sacos plástico, identificada a amostra e congelada.

Essa atividade vem sendo realizada desde 2016 e acontece trimestralmente entre os meses de abril a novembro, isentando apenas o Período do Defeso que vai de dezembro a março. Todo o material necessário para a atividade, como redes de pesca e demais acessórios, são doados para a realização do trabalho, além de uma contribuição financeira para cobrir os demais gastos como combustível.

Comunidade Puruzinho

casa comunidade puruzinho
casa comunidade puruzinho
moradores de puruzinho
moradores de puruzinho

Atividades

Registrar medidas de cota do lago Puruzinho

O registro é feito por um ciclo hidrológico pelos moradores. Essa atividade foi dado uma bolsa para duas integrantes da Comunidade durante 1 ano. Elas anotam diariamente o nível de cota em 2 réguas, uma na entrada do Lago Puruzinho e outra na parte central do lago, 2 vezes ao dia.

Registrar a participação dos ribeirinhos do Baixo Madeira

Obter o quantitativo de consumo de peixe e quais as espécies mais consumidas. Essa atividade teve início em fevereiro de 2024 e irá até janeiro de 2025 e faz parte da dissertação da discente Yara Raphaela. Foi doada 1 balança e 1 caderneta com uma caneta para anotações para cada residente que aceitou participar do projeto. Cada participante foi orientado a diariamente anotar quais os peixes consumidos naquele dia e pesá-los anotando na caderneta. Essa caderneta estará sendo substituída a cada 1 a 2 meses. Essa atividade está sendo realizada nas comunidades de São Carlos, Nazaré e Calama ( Distrito de Porto Velho, RO) e em breve na Comunidade do Puruzinho (Distrito de Humaitá, AM).

Bolsistas

Atualmente estamos com 3 bolsistas nas comunidades do Baixo Madeira que estão dando apoio ao projeto denominado Missão Dórea e dessa forma interagindo com a Comunidade de forma mais efetiva, ou seja, jovens do ensino fundamental e médio e também professores de escola ribeirinha atuando diretamente nas atividades de pesquisa.

Os bolsistas selecionados são orientados a fazerem seu currículo Lattes, abrirem conta no Banco do Brasil e a assinarem um Termo de Anuência de Bolsa (alguns com a autorização dos pais, pois são menores de idade). Esses bolsistas estão nos dando apoio na conversa e orientação com os participantes da pesquisa, por exemplo, no estudo do consumo de peixes, na organização das atividades que iremos realizar em maio 2024 na Comunidade do Puruzinho.

A Profa. Renata Guacebe (bolsista) organiza toda a logística para viabilizar o que está sendo planejado.

AMAZÔNIA HUMAITÁ

P

U

R

U

Z

I

N

H

O

Escola Puruzinho
Escola Puruzinho

Escola do Puruzinho (centro) e Igreja de São José (direita)

Escola Puruzinho
Escola Puruzinho
Centro Comunitário Puruzinho
Centro Comunitário Puruzinho

Centro de Convivência da Comunidade do Puruzinho ("SEDE")

Fotos: Ariel Adorno
Prof. Dr. Wanderley Bastos
Coordenador
imagem do prof wanderley
imagem do prof wanderley
Profa. Renata Guacebe

Logística

Profa. Renata Guacebe
Profa. Renata Guacebe