Notícia

UNIR Adquire Novo Equipamento para Pesquisas

Aparelho irá complementar estudos que já estão em andamento no Laboratório de Biogeoquímica.

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) adquiriu um importante equipamento científico para utilização em pesquisas realizadas no Laboratório de Biogeoquímica do campus de Porto Velho. O aparelho, chamado de Espectrofotômetro UV/VIS e avaliado em quase R$100.000,00, vai complementar os estudos que já estão sendo desenvolvidos no Laboratório, como, por exemplo, nas análises da qualidade da água, medição de clorofila, teor de nutrientes e acusar ainda a presença de alguns metais e componentes orgânicos.

O espectrofotômetro mede a intensidade da luz após ela passar por alguma amostra, fazendo análises nas regiões da luz ultravioleta (UV) e da luz visível (VIS) do campo eletromagnético. Segundo o professor Wanderley Bastos, do Departamento de Biologia da UNIR e coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer, “é para ser utilizado na análise de compostos orgânicos e inorgânicos, que é feita através da incidência de um feixe de luz na amostra, que por sua vez separa a luz refletida de acordo com o comprimento de onda, medindo a quantidade de luz recebida”. Ao analisar o padrão de absorção e reflexão da luz, os cientistas podem identificar e quantificar os componentes da amostra.

Materia completa acesse: UNIR

UNIR - 42 anos

Meio Ambiente

jcNotícias-16-abr-2024jcNotícias-16-abr-2024

Matéria exibida pela jcNotícias em 16-abr-2024.

NOTA TÉCNICA: MAIO 2023: ANÁLISE REGIONAL DOS NÍVEIS DE MERCÚRIO EM PEIXES CONSUMIDOS PELA POPULAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: UM ALERTA EM SAÚDE PÚBLICA E UMA AMEAÇA À SEGURANÇA ALIMENTAR

Diante da explosão da atividade garimpeira na Amazônia e da gravidade dos danos à saúde que o mercúrio pode causar, este estudo foi desenvolvido com o objetivo principal de avaliar o risco à saúde de populações urbanas amazônicas.

Matéria exibida pela National Geographic em 2021.

Redes e Conexões